O que é

Constelação Familiar

Constelação Familiar ou Sistêmica, é entendida como uma terapia breve, quando existe uma necessidade de ação ou decisão imediata, pois atua de forma rápida, ampliando a consciência do que está oculto nas dinâmicas familiares e que é acessado no campo energético daquele sistema.

O método foi criado por Bert Hellinger, filósofo, teólogo e pedagogo, que após estudos e observações (especialmente das análises transacionais, hipnose, gestalp-terapia, terapia familiar, entre outros), verificou padrões de comportamento de grupos familiares que se repetiam através de suas gerações. Esta influência das memórias ancestrais nas relações pessoais, de trabalho entre outras é o foco do trabalho.

Seu nome original em alemão é Familienstellen ou Familienaufstellung que tem como significado “colocação  ou representação familiar”. Foi traduzida para o Inglês como Family Constellation e chegou a língua portuguesa como Constelação Familiar. Mas, o mais correto ou próximo do termo original seria algo como Organização ou Alinhamento Familiar (ou ainda sistêmica, visto que é aplicada a diversos sistemas).

Bert Hellinger considera o constelado (cliente) como uma parte de algo maior, e não como uma entidade separada. Então o seu comportamento individual, sentimentos e atitudes são contextualizados nesse algo maior (seu sistema familiar). Dentro destes sistemas familiares, Hellinger identificou algumas leis, as quais chamou de “Ordens do Amor”, elas agem dentro da família, orientando o comportamento dos seus membros, mesmo eles desconhecendo essa ação. O conflito, acontece quando um ou mais membros do sistema transgridem (inconscientemente) alguma(s) dessas leis. Isso é feito sem que o indivíduo se dê conta, não por rebeldia ou desobediência, como se poderia esperar, mas por amor – um amor “cego”.

Então, organizar o que está disfuncional nos sistemas do constelado (cliente), gerar uma profunda transformação é o objetivo das constelações.

Tipos de Constelação

Constelação Familiar Individual

A Constelação Individual é feita somente com o terapeuta e cliente presentes. São utilizadas bonecos e/ou outros objetos para representarem o sistema familiar do constelado e sintomas/comportamentos.

O objetivo é reorganizar o que está disfuncional no sistema do constelado e que causa a dor/desconforto para o qual ele (cliente) vem buscar uma possível solução.

Temos como diferencial, o desdobramento dos atendimentos individuais ( presenciais ou On line) em 3 sessões.

  1. Apresentar a constelação individual para o cliente, uma explanação acerca das Ordens do Amor de Bert Hellinger.
  2. Constelar o Tema ( constelação em si).
  3. Encontro pós constelação (após 20/30 dias).

Constelação Familiar On Line

Na Constelação Familiar / Sistêmica on line, o campo morfogenético (que contém as informações do sistema do cliente e terapeuta) também é acessado. A Constelação é feita com âncoras e bonecos manipulados manualmente pela terapeuta ou ainda através de um sistema próprio. 

Assim como a Constelação Familiar Individual Presencial, desdobamos em 3 sessões já citados acima.

Para os atendimentos online você precisará:

Hidrossistêmica - Constelação na água

Constelação realizada na água, onde bonecos ( representantes) se movimentam sem qualquer interferência ou sugestão. Os resultados são precisos e nos mostram a que estamos vinculados é possível verificar muitas gerações do sistema se reorganizando e encerrando ciclos.

As memórias da água trabalham não apenas os vínculos familiares, mas também outras dimensões (paralelas e simultâneas), sendo portanto mais abrangente que outras formas de constelações.

*Pode ser feita de forma presencial ou on line.

Em Breve.

Constelação Familiar em Grupo

Uma Constelação Familiar em Grupo é um processo terapêutico realizado com diversas pessoas que não têm vínculo entre si. Sempre haverá um Constelado (cliente que trata o seu tema pessoal) e os demais podem participar como representantes ou somente ouvintes. Todos que participam (terapeuta, cliente e representantes) devem abdicar de julgamentos e interpretações. Os representantes não devem ter conhecimento prévio algum sobre o tema.

Os representantes atuam como assistentes. Eles recebem as informações do campo morfogenético do sistema do cliente, seja através de sensações no corpo ou comportamentos, os quais vão demonstrando a dinâmica que atua e a possível solução. As informações do campo mórfico mostram o que está oculto por trás do problema apresentado pelo cliente ou seja, o que atua além do que racional e conscientemente conseguimos enxergar. Por exemplo: Um casal está numa relação com muitas agressões (físicas e verbais). Pra que eles permanecem nesta relação? O que os mantém vinculados nesta relação? Ou, o cliente não consegue se sentir realizado na sua profissão. O que o influencia? Há quem ele é fiel em não se realizar? 

Apesar de não ser considerada uma terapia em grupo, nos representantes também reverbera alguma sensação. E, além desta reverberação (porque as dinâmicas se repetem em outros ambientes familiares), há também um aumento da capacidade intuitiva.

No meu trabalho em grupo, os representantes não sabem seus papéis e fazendo de forma oculta, os mesmos ficam menos sugestionáveis, validando ainda mais o trabalho.

Me conte como posso te ajudar