O que é

Psicogenealogia

Os sistemas familiares são perfeitos e buscam a homeostase, ou seja, buscam manter-se estáveis, harmoniosos em equilíbrio. Para isso utilizam-se de mecanismos que muitas vezes não acessamos e nem entendemos de forma racional. O que causou desarmonia no passado, reflete-se nas nossas vidas atuais através de sintomas, sejam eles a manifestação de uma doença, um comportamento ou emoções.

A Psicogenealogia é uma ferramenta que, através de uma metodologia de trabalho e recursos investigativos, permite a representação gráfica da história de uma família há pelo menos três gerações.

A partir de uma dificuldade trazida pelo cliente (chamado de motivo de consulta), o terapeuta acompanha o mesmo em uma jornada para descobrir a raíz do “problema”.

O objetivo da consulta é encontrar a causa raiz e reprogramá-la ou ressignificá-la, e poderá ao final ser feita a proposta terapêutica (constelação familiar, ato simbólico, hipnose, entre outras).

Ferramenta

Genossociograma

O genossociograma é uma ferramenta da psicogenealogia. É a junção do genograma (que é a árvore genealógica construída com símbolos) e com o sociograma (técnica que através da observação e contextualização, exibe um diagrama com as mais variadas relações entre os personagens que formam uma comunidade. Assim, esclarece os vínculos/conexões de influência e de favoritismo que existem nesse mesmo conjunto.)

Resumidamente seria a construção de cinco a sete gerações da árvore genealógica, incluindo datas de nascimento, falecimento, casamento, separação e também profissões, doenças, acidentes, mudanças, migrações, enfim todo o contexto social, emocional e psicológico a que os antepassados foram expostos e qual a dinâmica de enfrentamento dos problemas por estes membros do sistema.

A partir deste estudo, consegue-se observar padrões que se repetem, simetrias significativas no sistema e síndrome de aniversário. Além de identificar-se exclusões, injustiças, vínculos, tríades, díades, duelos não resolvidos, lealdades invisíveis, mitos, segredos e outras compreensões que nos chegam a consciência.

Como é a

Sessão

São dividiar em 4 sessões:

1ª Sessão: Conversa sobre Psicogenealogia, Genossociograma e o Motivo da Consulta. Cliente recebe um Questionário, preenche e envia para o Terapeuta.

2ª Sessão: Após o envio do questionário Análise da sua árvore – lado paterno. Sessão de 1 hora. Material necessário para sessão on line: Cartolina branca, canetinhas de 4 cores.

3ª Sessão: Análise da sua árvore lado materno. Material necessário para sessão on line: Cartolina branca, canetinhas de 4 cores.

4ª Sessão: Fechamento – olhando para o motivo de consulta e proposta terapêutica.

Me conte como posso te ajudar